Aço SAE 1010: Proprieçades e Aplicações

O processo de produção de aço começa com a produção de matérias-primas, como minério de ferro e carvão mineral.A mistura desses materiais produz o ferro bruto. Essa mistura passa então para fornos altos, na forma de pelotas, que são aquecidas a cerca de 1.400 ° C para criar ferro fundido. O ferro fundido é então combinado com mais carbono para produzir aço.

Métodos de Produção de Aço

Existem três principais métodos de produção de aço. O Método Convencional, o Método Central Elétrica ou o Método de Oxi-Redução.

Método Convencional

O método convencional de produção de aço usa fornos altos para aquecer uma mistura de ferro fundido e ferro gusa em 1.750 ° C. Esta mistura é filtrada, enriquecida com carbono e aditivos e derretida. O aço líquido é então forjado e moído para produzir produtos de aço de diferentes formas e tamanhos.

Método Elétrico

O método de produção elétrica de aço usa fornos elétricos para aquecer a matéria-prima em temperaturas de 1.900 ° C. O ferro fundido aquecido é então refinado e o carbono é adicionado. O aço líquido é derramado em moldes e esfriado para produzir produtos de aço prontos-para-uso.

Método de Oxy-Redução

Essa técnica de produção de aço é amplamente usada na indústria. Neste método, o ferro fundido é aquecido junto com carvão vegetal líquido até cerca de 1.700 ° C, e o oxigênio é usado para remover o carbono e outros elementos indesejáveis. O aço aquecido é então derramado em moldes e reforçado com aditivos químicos. O resultado é aço líquido pronto para disposição comercial.

O texto acima "Aço SAE 1010: Proprieçades e Aplicações" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.